Diga adeus a Don Draper

Por mais que alguns personagens fiquem eternizados na memória de cada um, infelizmente, seus intérpretes não podem se manter para sempre no mesmo papel. Após fazer sucesso e impor respeito no papel de Don Draper na série Mad Men da HBO, o ato Jon Hamm se despede do personagem em grande estilo.

Esta semana, o ator inaugurou um corte mais moderno e ousado do que o clássico side part que o acompanhou durante os sete anos de Mad Men. Com as laterais raspadas em comprimento bem curto e franja longa levada para trás, Jon Hamm mostrou que, de fato, um corte faz toda a diferença.

Desde o início da série em 2009, Jon Hamm aderiu na vida real ao estilo do publicitário cinquentista que vivia dentro das telas, as vezes alterando um pouco no comprimento, e serviu como inspiração para os que curtem o visual clássico. Com barba bem feita ou cerrada e penteado repartido de efeito brilhante – mais clássico que isso, não fica – ele manteve o personagem vivo e se tornou, igualmente, um ícone de estilo.

No entanto, como costuma ser, a transição de um penteado para o outro não foi tão radical e da noite para o dia. Para conseguir ter o novo corte que faz parte de seu papel no filme Baby Driver (sem tradução para o português ainda) o cara teve que deixar as madeixas crescerem.DraaperGGPor isso mesmo, nos últimos meses ele já havia trocado o corte médio repartido por um mais longo e na altura do queixo, que ele usava penteado para trás, como na cerimônia do Golden Globe Awards no começo do ano. Já na festa da revista americana Vanity Fair após o Oscar, que rolou neste domingo (28), o ator já tinha as laterais mais curtas e o visual moderno que se despedia de uma vez por todas de Don Draper.

Em uma olhada rápida, o corte pode se assemelhar à um undercut comum, mas as laterais e nuca raspadas são mais altas do que o corte costuma der feito. Para quem curtiu e gostaria de aderir, uma máquina para aparar o corte a cada semana é importante para mantê-lo, sendo necessário tomar cuidado para acertar no limite do corte no alto da cabeça.

Copie e o estilo:

Para os que curtiram o novo estilo, e para os que são fiéis ao visual mais clássico de Don Draper, damos dicas de produtos que ajudam a adotar os três últimos cortes de Jon Hamm:

  1. Don Draper sem tirar nem por: Para o estilo clássico do personagem, o side part é característico da época e fica muito bem com efeito de brilho. Por isso, a pomada Vito The Shine Pomade é ideal para ter a fixação necessária para segurar o penteado e dar efeito brilhante aos fios.
  2. Laterais raspadas e topo para trás: o novo corte do ator com laterais curtas e topo penteado para trás é moderno e fica bem elegante quando tem o efeito certo. A pomada Tea Tree Grooming Pomade da Paul Mitchel é a pedida certa porque tem fixação e brilho médios, assim como uma máquina para aparar o corte com qualidade profissional em casa, como a Whal Home Cut.
  3. Fios médios: o corte de transição de Jon Hamm é válida para os que gostam do meio termo entre o longo e o curto. Além de sofisticado, ele beira o clássico sem ser sério demais. Para alcançar o visual, modele os fios com escova e secador, completando com spray de fixação e brilho médio como o Keune Society Hairspray Extra Forte.