Autoexame de mama no homem: entenda porquê é tão importante

Você sabia que homem também deve fazer autoexame de mama? O câncer de mama masculino existe! Por isso, seja qual for a época do ano, Novembro Azul ou Outubro Rosa, o homem também deve cuidar da saúde e se prevenir!

O Outubro Rosa é reconhecido internacionalmente como um mês dedicado à prevenção e tratamento do câncer de mama. Dentre as principais ações desse movimento temos o incentivo ao autoexame e promoção da saúde com prática de exercícios, alimentação saudável e exames de rotina.

Embora muitos não saibam, o câncer de mama também pode ocorrer em homens. É por isso que além de incentivar as mulheres ao nosso redor, também precisamos cuidar de nós mesmos, fazendo o autoexame da mama do homem.

Sabemos que este assunto pode ser novidade para você, mas o Blog da Men’s se preocupa com a sua saúde, por isso preparamos este artigo explicando tudo sobre o câncer de mama masculino.

Como surgiu o Outubro Rosa?

O movimento teve início nos Estados Unidos, onde vários Estados promoviam durante o mês de outubro ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia.

Por isso o Congresso Americano aprovou o mês de Outubro como o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. Este movimento tomou força em outros países e hoje é celebrado em todas as partes do mundo.

A importância do autoexame de mama para o homem

câncer de mama em homens

Você deve estar se perguntando: “por que estão falando sobre uma iniciativa feminina por aqui?” Por um motivo simples: o câncer de mama também pode se manifestar nos homens.

A cada 100 casos de câncer de mama feminino, existe 1 caso de câncer de mama masculino. A estimativa pode até parecer baixa, mas essa é uma doença séria, que deve ser tratada e acompanhada por uma equipe médica.

Por isso, é mais que necessário a realização do autoexame de mama do homem e/ou mamografia masculina, assim como as mulheres fazem, para a verificação de sintomas e indícios que possam ser câncer de mama.

Na imagem abaixo você pode ver como fazer o autoexame de mama do homem:

câncer de mama masculino

Devido ao preconceito e a falta de conscientização dos homens em relação a realização de exames periódicos, boa parte dos casos de câncer de mama masculinos são descobertos apenas em estágios mais avançados.

O ideal é que os homens procurem avaliar cuidadosamente a região das mamas e das axilas tanto no autoexame de mama do homem, quanto em consultas médicas.

Em caso de consultas médicas, o profissional provavelmente perguntará sobre seu histórico familiar, portanto procure correr atrás dessas informações.

Quais são os sintomas de câncer de mama em homens?

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama masculino que podem ser detectados são:

  • Protuberância ou inchaço, formando uma espécie de caroço no bico da mama masculina, geralmente (mas nem sempre) indolor.
  • Pele ondulada ou enrugada.
  • Retração do mamilo.
  • Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo.
  • Inchaço nos linfonodos axilares.

Vale lembrar que esses sintomas nem sempre são causados pelo câncer.

Boa parte dos nódulos de mama em homens são causados por ginecomastia, que é o aumento do volume das mamas masculinas devido a um desequilíbrio hormonal ou ao uso de medicamentos e anabolizantes.

No entanto, é importante que todo homem faça o autoexame de mama regularmente e, diante de qualquer alteração, consulte imediatamente um médico para realizar o diagnóstico.

outubro rosa homem

Incidência, fatores de risco e tratamento

A incidência da doença é maior em homens acima dos 35 anos e o risco aumenta com o avanço da idade.

Os fatores de risco mais recorrentes para o surgimento do câncer são:

  • histórico familiar correspondente aos pais, irmãos ou filhos;
  • surgimento de alguma tumoração pré-maligna no passado;
  • excesso de peso;
  • dieta rica em gorduras.

O tratamento pode ser local ou sistêmico, incluindo a possibilidade de cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e a terapia alvo.

Para entender mais sobre o câncer de mama masculino, confira o vídeo abaixo:

Participe do movimento Outubro Rosa, homem, e cuide da sua saúde!

Em nosso Facebook, além de dicas para a sua saúde — como fazer autoexame de mama do homem — você encontra muitas outras sugestões para manter o estilo até mesmo nas situações mais corriqueiras do dia a dia.

É só dar um like em nossa fanpage para ficar por dentro de tudo! E para mais dicas, siga a gente lá no Instagram! @mensmarket

E aí? Bora começar a fazer o autoexame da mama masculina?

O autoexame de mama do homem é um cuidado simples que você pode adicionar à sua rotina e que pode fazer uma enorme diferença na sua vida. É simples e fácil, então não deixe de fazer! Afinal, tanto quanto cuidar do visual, também é importante cuidar da saúde, não é mesmo?

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

Por meio de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro! Aqui você encontra tudo para o seu estilo e ainda descobre quais são os 5 exames que você não pode deixar de fazer.

Fazer o autoexame de mama do homem e exames de rotina são formas de autocuidado que contribuem para uma vida longa e plena. Mas que tal mais algumas dicas para manter a saúde em dia? Separamos alguns posts que podem te interessar. Confira:

  1. Movember: o que é? Entenda sua relação com a saúde do homem
  2. Novembro Azul, o mês da conscientização sobre a saúde do homem
  3. Novembro Azul: o que é? Como surgiu? Quais são os objetivos?

Você já sabia que os homens também podem ter câncer de mama? Você já faz o autoexame de mama do homem regularmente? Conta pra gente aqui nos comentários!