Como saber se você está desidratado

O segredo para a saúde e boa aparência – embora exista todo um mercado que ajude com isso e eles realmente ajudem – está muito mais próximo e é muito mais democrático do que vocês podem imaginar.

Beber água e se manter hidratado é uma das regras número 1 para que nosso organismo funcione bem, já que ele participa de praticamente todas as operações orgânicas que nosso corpo realiza durante o dia, tornando a água essencial para a vida. Clichê, nós sabemos, mas ainda assim, a rotina e a vida corrida nos fazem esquecer disso, já que a grande maioria das pessoas é desidratada e não sabe.

Por isso, fizemos uma lista de indícios simples da desidratação que você pode notar para que corrija o quanto antes sua ingestão diária de líquidos e torne a água sua melhor amiga:

Peles e mucosas secas

Sentindo sua pele áspera e a boca sensível e cheia de pelinhas? Pode ser o frio, pode ser o ar seco, pode ser que seu hidratante não esteja dando conta, mas chances são de que você esteja desidratado. Embora hidratantes corporais e labiais ajudem e muito, além de deixar a pele mais macia, o que determina mesmo se sua pele e mucosas estarão devidamente úmidas é a quantidade de água que você toma.

Outro sintoma de peles secas que é muito comum é ter uma área com bastante espinhas, como no braço ou costas, e coceira. Aumente sua ingestão de água por dia, e capriche mais no hidratante. Vai ser tiro e queda.

Cãibras indevidas

Conhecidas como acidentes que acontecem de vez em quando – e bastante dolorosas – as cãibras são um ótimo termômetro de como vai o seu organismo. Uma torcida em tendões e músculos quando não estão bem lubrificados ou são sobrecarregados, a cãibra costuma ser mais recorrente em quem está desidratado ou com insuficiência de algumas vitaminas. Ah, e não espere ter uma cãibra por semana para perceber que há algo de errado. Como são comumente esporádicas, se você teve mais de uma vez em dois ou três meses, é possível que a causa seja a desidratação.

Calor o tempo todo

Essa dica do organismo pode ser um pouco mais complicada, já que é difícil saber se você está sofrendo de desidratação ou muito sol na cabeça em um dia de verão ao meio dia. Mas, em geral, se você percebeu que está reclamando do calor com mais frequência do que seus amigos, ou se o calor chega a ser muito incômodo, não espere por uma insolação ou desmaio. Compre uma garrafinha de água na banca mais próxima e continue se hidratando todos os dias.

Constipação

Essa dica é feia e desagradável, mas real. A água é um fator extremamente importante para garantir o funcionamento correto e regulado do intestino. Se ter dificuldade para ir ao banheiro se tornou algo comum em sua rotina – fique atento para ver precedentes familiares – é muito possível que o nível de água em seu organismo esteja baixo. Se policie para ingerir a quantidade certa de água (3 litros por dia), principalmente grandes quantidades de uma só vez no caso da constipação, e você verá que o sofrimento irá passar.

Urina concentrada

A melhor dica de todas, e um diário diário de como você está mantendo sua hidratação é checar a concentração da urina. Você pode achar estranho, mas basta apenas uma olhada ao ir ao banheiro, e isso não deve ser sacrifício nenhum, não é? Se a urina está com uma coloração muito escura, próxima ao marrom, laranja ou amarelo forte, quer dizer que seu nível de água está baixo.

Claro, é muito importante prestar atenção em possíveis dores ou ardências ao urinar, que junto com a urina concentrada podem ser indicativo de infecções. Mas, no geral, se você estiver ótimo e apenas a coloração não está muito amigável, taca-lhe água!

Em geral, você se sente péssimo

A triste verdade é que a hidratação muda tudo na vida de uma pessoa. Quando começamos a tomar cuidado com a ingestão de líquidos e de fato tomamos a quantidade necessária diária, o sono se torna melhor, a disposição, a pele, e nos tornamos até mesmo mais felizes. Se você tem percebido que está com o sono tumultuado, a pele seca ou com erupções de acne, o cabelo não está muito legal, e até o brilho parece que se foi dos olhos, antes de procurar por ajuda psicológica e doses de adrenalina pulando de paraquedas, beba mais água. Garanto que vai melhorar.