Sintomas de desidratação: como saber quando acontece?

Você sabe identificar quais são os sintomas da desidratação?

Beber água e se manter hidratado é uma das regras número um para que nosso organismo funcione bem, já que ele participa de praticamente todas as operações orgânicas que nosso corpo realiza durante o dia, tornando a água essencial para a vida.

Clichê, nós sabemos, mas ainda assim, a rotina e a vida corrida nos fazem esquecer os sinais de desidratação, já que a grande maioria das pessoas está desidratada e não sabe.

Por isso, fizemos uma lista de sintomas de desidratação simples que você pode notar para que corrija o quanto antes sua ingestão diária de líquidos e torne a água sua melhor amiga. Confira!

5 sintomas de desidratação para ficar atento

como-saber-se-estou-desidratado

O segredo para a saúde e a boa aparência — embora exista todo um mercado que ajude com isso e ele realmente ajuda — está muito mais próximo e é muito mais democrático do que vocês podem imaginar.

A água tem um papel fundamental na saúde e na beleza física, pois é possível ver seus sinais na aparência da pele, cabelo, até das unhas.

O corpo perde entre 2l e 2,5l de água em atividades como suor, urina, produção das fezes, entre outras. Se a perda ultrapassa em 5% esse volume e ele não é reposto, é possível sentir os sintomas da desidratação a seguir:

1. Peles e mucosas secas

Sentindo sua pele áspera e a boca sensível e cheia de pelinhas? Pode ser o frio, pode ser o ar seco, pode ser que seu hidratante não esteja dando conta, mas as chances são grandes de que você esteja tendo um dos sintomas de desidratação.

Embora hidratantes faciais e labiais ajudem muito, além de deixar a pele mais macia, o que determina mesmo se sua pele e mucosas estarão devidamente úmidas é a quantidade de água que você toma.

Outro  muito comum é ter bastante espinha no braço ou costas (áreas do corpo mais secas , com pouca oleosidade e menos propensas a esse tipo de reação) e coceira.

Então, aumente sua ingestão de água por dia e capriche mais no hidratante. Vai ser tiro e queda.

Leia também: Como tratar acne masculina e prevenir a ação das espinhas.

2. Cãibras indevidas

Conhecidas como acidentes que acontecem de vez em quando — e bastante dolorosas— as cãibras são um ótimo termômetro de como vai o seu organismo.

Uma torcida em tendões e músculos quando não estão bem lubrificados ou são sobrecarregados, a cãibra costuma ser mais recorrente em quem está desidratado ou com insuficiência de algumas vitaminas.

Ah, e não espere ter uma cãibra por semana para perceber que há algo de errado. Como são comumente esporádicas, se você teve mais de uma vez em dois ou três meses, é possível que a causa seja um dos sintomas de desidratação.

Aprenda quais são os ’10 melhores alimentos pré-treino‘ e enriqueça sua dieta.

3. Calor o tempo todo

Essa dica do organismo pode ser um pouco mais complicada, já que é difícil saber se você está sofrendo de sintomas de desidratação ou muito sol na cabeça em um dia de verão ao meio dia.

Mas, em geral, se você percebeu que está reclamando do calor com mais frequência do que seus amigos, ou se o calor chega a ser muito incômodo, não espere por uma insolação ou desmaio.

Compre uma garrafinha de água na banca mais próxima e continue se hidratando todos os dias.

4. Constipação

Esse é um dos sinais de desidratação mais desagradável, porém real. A água é um fator extremamente importante para garantir o funcionamento correto e regulado do intestino.

Se ter dificuldade para ir ao banheiro se tornou algo comum em sua rotina — fique atento para ver precedentes familiares — é muito possível que o nível de água em seu organismo esteja baixo.

Se policie para ingerir a quantidade certa de água (3 litros por dia), principalmente grandes quantidades de uma só vez no caso da constipação, e você verá que o sofrimento irá passar.

5. Urina concentrada

Um dos sintomas de desidratação mais fáceis para reparar como você está mantendo sua hidratação é checar a concentração da urina.

Você pode achar estranho, mas basta apenas uma olhada ao ir ao banheiro, e isso não deve ser sacrifício nenhum, não é?

Se a urina está com uma coloração muito escura, próxima ao marrom, laranja ou amarelo forte, quer dizer que seu nível de água está baixo.

Claro, é muito importante prestar atenção em possíveis dores ou ardências ao urinar, que junto com a urina concentrada podem ser indicativo de infecções.

Mas, no geral, se você estiver ótimo e apenas a coloração não estiver muito amigável, taca-lhe água!

Como saber se estou desidratado?

Se você tem percebido que está com o sono tumultuado, a pele seca ou com erupções de acne, o cabelo não está muito legal e até o brilho dos olhos parece que se foi, antes de procurar por ajuda psicológica e doses de adrenalina pulando de paraquedas, beba mais água.

Garanto que esses sintomas de desidratação vão desaparecer.

A verdade é que a hidratação muda tudo na vida de uma pessoa. Quando começamos a tomar cuidado com a ingestão de líquidos e, de fato, tomamos a quantidade necessária diária, o sono se torna melhor, a disposição, a pele, e nos tornamos até mesmo mais felizes.

Está atento aos sinais que o seu corpo dá?

Além dos sinais da desidratação, você nota seu cabelo, pele e barba precisando de cuidados extra?

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina e com certeza seus preferidos estão por lá!

.

Acesse nossa loja de produtos masculinos e aproveite as melhores ofertas dos seus produtos preferidos!