5 dicas de como acabar com o odor nas axilas

Cheiro ruim nas axilas é um problema comum e que incomoda muita gente. Ele pode aparecer em situações diversas do dia a dia, como após um treino cansativo ou no meio de uma apresentação estressante no trabalho.

O problema é que é difícil parecer confiante quando você não pode mexer os braços livremente por conta do “cecê”, não é mesmo?

Keep calm! Neste artigo vamos te ajudar explicando como acabar com odor nas axilas.

Como se forma o odor nas axilas?

Ao contrário da crença popular, o suor por si só não cheira. Mas, quando ele interage com as bactérias da pele, produz aquele odor inconfundível.

O termo médico para o odor crônico da axila é bromidrose. Às vezes, o odor corporal é o resultado de uma condição médica que deve ser tratada por um especialista – mas, para a maioria das pessoas, mudanças simples no estilo de vida e remédios caseiros podem resolver o problema.

Confira os melhores e mais fáceis métodos para se livrar do odor nas axilas rapidamente:

Tente soluções caseiras

Remédios caseiros versáteis para o odor corporal podem ajudar a combater o “cecê” sem gastar muito – você pode encontrar a maioria deles em sua cozinha ou no supermercado local.

A hamamélis, por exemplo, é um adstringente natural, que contrai os tecidos da pele e reduz a produção de suor. A maioria dos extratos comerciais de hamamélis também inclui álcool, que ajuda a combater bactérias causadoras de odor que se proliferam nas axilas.

A dica é combater o odor das axilas esfregando-as com uma bola de algodão com hamamélis depois de tomar banho, para obter um remédio caseiro fácil de aplicar para o odor corporal.

Aplique vinagre de maçã nas axilas

O vinagre de maçã é naturalmente ácido e possui propriedades antimicrobianas. Ele neutraliza o ambiente na região das axilas e combate o acúmulo das bactérias que causam odor. 

Você pode encontrar este produto em qualquer mercearia. Mergulhe uma bola de algodão em uma pequena tigela de vinagre de maçã e aplique nas axilas duas vezes ao dia.

Esfregue uma mistura de suco de limão e água em suas axilas uma vez por dia

O suco de limão é outro ingrediente altamente ácido que funciona como remédio caseiro para o odor corporal. Ele reduz o pH da pele e a torna inabitável para bactérias.

Pegue meio limão e esfregue-o diretamente nas axilas. Repita uma vez por dia até notar uma melhora no odor. Se você tem pele sensível, misture o suco com meio copo de água para diluí-lo.

Tenha cuidado ao aplicar remédios caseiros ácidos, especialmente se você tem pele sensível. Para evitar queimaduras ou irritações, aplique apenas na pele limpa e seca. Nunca use-os logo após se barbear ou se tiver cortes e rachaduras na pele.

Faça uma mudança na dieta

Você sabia que certos alimentos podem intensificar o odor das axilas? Se você é propenso a ter “cecê”, tente eliminar alguns tipos de comida por uns dias. 

Brócolis, couve, couve-de-bruxelas e couve-flor contêm enxofre, que seu corpo absorve e secreta através do suor. Comer esses vegetais pode afetar o odor corporal entre uma e seis horas.

Já a carne vermelha é mais difícil de digerir do que outros alimentos, portanto, seu corpo precisa trabalhar mais para processá-la. Os aminoácidos da carne vermelha também deixam um resíduo no intestino. Suas enzimas intestinais decompõem o resíduo durante a digestão, que se mistura com as bactérias da pele e intensifica o odor corporal.

Peixes como atum e salmão contêm colina, um tipo de vitamina B que produz um cheiro pungente. Algumas pessoas que comem peixe podem secretar colina no suor por até um dia.

Cuide da sua rotina de higiene pessoal

 

Talvez seja hora de dar uma boa olhada em sua rotina de cuidados pessoais. Praticar uma boa higiene pode ajudar a reduzir o número de bactérias nas axilas.

Você tem o hábito de reutilizar roupas de treino suadas? O suor nas suas camisas cria um terreno fértil para bactérias causadoras de odor. Use uma camisa nova toda vez que sair ou se exercitar e lave suas roupas imediatamente após ter suado muito.

Pelos das axilas retêm umidade e também criam o ambiente perfeito para as bactérias se reproduzirem. Por isso, raspe-os ou corte-os com frequência para manter o odor sob controle. Se optar por deixar os pelos no lugar, lembre-se de manter a região sempre limpa. 

Agora você já sabe como acabar com odor nas axilas, então, lembre-se de usar o desodorante de forma correta: certifique-se de que as axilas estão secas antes de aplicar e espere o produto secar antes de colocar a roupa. Descubra também qual é o melhor desodorante para você: isso pode ajudar bastante.


Quer saber mais? Confira aqui outras dicas práticas de como acabar com odor nas axilas.

Se liga também nesse vídeo abaixo que pode te dar mais algumas dicas sobre como lidar com o suor!