Cabelo ralo masculino: como lavar e cuidar dos fios

Ter o cabelo ralo masculino pode parecer uma equação simples: ou sua genética contribuiu para que você tivesse fios simplesmente mais finos ou que eles comecem a cair depois de uma certa idade, lhe restando apenas o implante capilar ou a máquina para raspar o cabelo de vez.

Embora a última opção não seja má ideia, afinal, todos podem ser felizes e extremamente estilosos carecas, não tenhamos pressa. Existem algumas etapas antes de apelar para uma dessas soluções mais radicais.

Existem muitas medidas que um cara com cabelo fino e ralo masculino pode tomar para ajudar a retirar a atenção de seus fios escassos, dando impressão de ter fios mais espessos e numerosos.

Um destes cuidados é a lavagem. Já publicamos algumas dicas de como cuidar da careca aqui no Blog como cortes e modeladores ideais.

Porém, a lavagem é uma base muito importante para dar o aspecto mais cheio aos fios. Então, vamos a ela:

Como lavar o cabelo ralo masculino

como-cuidar-cabelos-finos-ralos

Escolha o shampoo certo

Quando falamos de lavagem capilar e sua importância, já deveria estar claro que o shampoo é um detalhe primordial, mas, ainda assim, é sempre bom reforçar: o shampoo certo é primordial.

Se você quer dar uma aparência mais cheia para seus fios, shampoos de volume ou com ação “thickening” são uma aposta certa porque encorpam os fios depois de um tempo de uso.

Isso ajuda com a aparência de uma cabeleira mais cheia e, inclusive, mais saudável para o cabelo ralo masculino.

Não lave todos os dias

Seja por questões genéticas, hormonais ou de saúde, se seus fios estão mais finos e com propensão à queda, isso significa que eles estão mais frágeis.

Por isso, lavar os fios todos os dias pode não ser a melhor solução, já que a lavagem recorrente pode deixá-los ainda mais fracos e quebradiços pela falta de hidratação e estimulação constante do couro cabeludo.

Se você lava os fios todos os dias porque tem tendência à oleosidade excessiva ou à caspa, uma boa ideia pode ser lavar o cabelo com menos frequência, mas com dois produtos diferentes na mesma lavagem: uma vez com shampoo para fios oleosos e a outra com o shampoo de volume.

Vá com calma na hora de secar

Depois de lavar o cabelo ralo masculino da maneira correta, não estrague tudo secando com a toalha e usando uma força descomunal.

Isso também pode ser bem agressivo e prejudicial aos fios finos e acabar causando a queda antes da hora. Por isso, tome cuidado para secar os fios com a toalha e, se possível, prefira um secador de cabelo.

Agora, além de caprichar no corte e acertar nos modeladores, quem se incomoda com a falta de abundância capilar já pode dar mais atenção à lavagem e conquistar seus fios mais espessos e volumosos.

LEIA TAMBÉM: Seu cabelo está afinando? 10 coisas sobre queda de cabelo.

Cuidados com o cabelo fino e ralo masculino

Mostramos como lavar e agora vamos falar de como cuidar de cabelos finos e ralos para que você explore ao máximo o potencial estilo deles. Vamos lá:

Escolha o corte masculino para cabelo fino e ralo certo

O grande truque de quem tem cabelo ralo masculino é saber enganar o olhar alheio para parecer que você tem mais cabelo. O corte será seu maior aliado nessa missão.

Para fazer esta mágica acontecer, o ideal é apostar em um corte curto. Quanto mais próximo da sua cabeça for o corte, maior será a sensação de que você tem bastante cabelo.

Além disso, fazer cortes que deem a sensação de volume, mesmo curto, é uma boa saída. Peça ajuda para um profissional para que isso seja feito.

Em geral, os cortes mais curtos na lateral e mais volumosos no topo cumprem bem este requisito. Pergunte para ele quais as possibilidades de estilo e os que caem melhor em você.

Não deixe a lavagem vencer

Um detalhe importante para quem quer fazer o cabelo parecer mais volumoso é fugir da oleosidade. Cabelos oleosos tendem a ficar mais compactos e baixo, por que ficam mais pesados e, consequentemente, o peso os leva para baixo.

Por isso, depois de cortar os fios da maneira certa, é preciso mantê-lo limpo e livre da aparência engordurada.

Se seus fios tendem a oleosidade excessiva, use shampoos que ajudem a combater isto ou aumente a frequência com a qual lava as madeixas. Ou ambos.

shampoo-cabelo-fino-ralo-masculino

1 | 2 | 3

Modelando e dando volume

Os modeladores e finalizadores também são armas importantes na hora de dar volume ao cabelo fino e ralo masculino.

Para quem curte ceras e pomadas para dar fixação, as de efeito matte e arrepiado dão aquele ar “bagunçado” nos fios que ajuda a dar a sensação de mais cabelo, assim como ceras em pó e shampoos á seco. Estes últimos não dão fixação, mas dão volume para quem só quer “aumentar” o número fios de cabelo.

cera-em-po-lanza-style-powder-up-texturizer

Cera em Pó L’Anza Style Powder Up Texturizer. Veja mais.

Outra ideia é usar mousse e secar os fios depois, ficando com o volume e a hidratação, mas sem o efeito molhado e pesado que alguns mousses dão.

Por último, fique longe de modeladores com a fixação muito alta ou de efeito molhado como os géis, que juntam os fios em mechas e acabam deixando o couro cabeludo a mostra, algo que deve ser evitado.

Siga os melhores cuidados para cabelo ralo masculino

Agora que você como lavar e manter o cabelo ralo masculino bonito e com os fios saudáveis, precisa dos melhores produtos acessíveis no seu box.

Aproveite as dicas e encontre os produtos ideais para seu grooming no e-commerce da Men’s Marketing.

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

Acesse a nossa loja agora e cuide de você! E através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro.