Barbear perfeito: 11 dicas infalíveis [passo a passo]

Mad Men Shaving GIF - Find & Share on GIPHY

Tentar um barbear perfeito é algo que a maioria dos homens faz todo o mês. Mesmo assim, parece que nós não damos a devida atenção para essa tarefa tão importante do cuidado masculino.

Pensando em transformar o seu ritual de barbear em um momento mais confortável e agradável possível, criamos esse post com 11 dicas para um barbear perfeito que todo o homem deve seguir. Se liga!

Manual de dicas para um barbear perfeito

1 – Tome um banho morno

banho-quente

Enquanto muitos caras precisam daquela ducha fria logo de manhã para acordar, outros preferem um banho quente relaxante. Entre esses dois, prefira o banho morno como preparação para obter um barbear perfeito.

O vapor do chuveiro faz com que os poros do rosto dilatem e a pele se acalme, auxiliando na retirada do pelo com uma máquina ou aparelho de barbear.

Você vai perceber que a sua pele vai ficar muito menos irritada e a lâmina vai deslizar bem mais fácil, diminuindo as incontáveis passadas.

2. Hidrate a barba

O próximo passo para um barbear perfeito é hidratar a barba antes de tirá-la. Enquanto estiver no chuveiro, por exemplo, aplique um condicionador ou balm específico para a barba e massageie com as pontas dos dedos.

O condicionador/balm vai dar um trato nos fios – caso você mude de opinião e queira deixar a “criança”– e vai suavizar ainda mais o pelo, deixando a sua retirada muito mais fácil – um Esfoliante Facial também pode te dar uma força!

No nosso site temos diversas opções de condicionadores e balm para a barba que podem te ajudar nessa tarefa. Se liga em algumas opções:

balm-para-barba

Balm para Barba Men’s. Veja mais.

3. Use um óleo pré-barba

Uma vez que você saiu do chuveiro, sua barba e a pele embaixo dela estarão mais macias e flexíveis. Aplicando o óleo pré-barba, você vai ajudar a bloquear a umidade do ar logo após sair do banheiro, deixando a pele macia e hidratada por muito mais tempo.

Além disso, o óleo ajuda a lubrificar a lâmina à medida que se move através do contorno do seu rosto, reduzindo a irritação e aquela famosa vermelhidão na região.

Além do óleo, um creme pré-barba também pode te ajudar obter o barbear perfeito. Dá uma olhada nessa sugestão;

oleo-de-barba-sobrebarba-jungle-boogie

Óleo de Barba Sobrebarba Jungle Boogie 30ml. Veja mais.

4. Use uma lâmina afiada

Troque as lâminas do seu aparelho de barbear periodicamente para obter sempre um barbear perfeito— geralmente os aparelhos mais modernos possuem fitas lubrificantes que indicam a hora de fazer a troca. Mude as lâminas assim que elas começarem a “arrastar” os pelos no seu rosto, ao invés de cortá-los deslizando suavemente.

A maioria dos aparelhos descartáveis servem apenas para dar aquela aparada na barba e acabam não durando muito. Por isso, aposte nos aparelhos recarregáveis que não tem erro.

Nesse quesito, uma referência em aparelhos de barbear e cartuchos é a Gillettequem diria não? A Gillette tem aparelhos para todos os tipos de pele e rosto. Se liga:

prestobarba-gilette

Aparelho de Barbear Prestobarba 3 c/ 2 unidades. Veja mais.

5. Aplique um creme de barbear de boa qualidade

Escolha um creme de barbear de alta qualidade. Opte por cremes ou espumas feitas com ingredientes naturais. Isso vai melhorar tanto o seu barbear perfeito quanto nutrir a sua pele.

Outra dica é evitar qualquer produto que contenha parabenos ou silicone, pois esses compostos mais prejudicam do que ajudam a preservar a saúde na sua barba e da sua pele.

creme-de-barbear-tradition-viking-viking-

Creme de Barbear Tradition Viking 90g. Veja mais.

Leia também: Gel, espuma ou creme de barbear: qual a melhor opção?

6. Não faça passadas longas

cuidado-barbear

Existe um mito comum sobre barbear que afirma que é melhor fazer passadas longas e contínuas que vão da bochecha até o final do pescoço.

Mas na verdade, o recomendado para um barbear perfeito é que faça passadas curtas e precisas, pois isso permite controlar melhor a quantidade da pressão que você está colocando no seu aparelho ou máquina de barbear. Também facilita na hora de desenhar a sua barba — se esse for o caso.

Fazer a barba pode ser considerado um “ritual”, então vá com calma e separe um tempo só para isso. Essa dica pode te ajudar a não se cortar com a lâmina, erro comum de muitos homens.

7. Prefira raspar na direção do crescimento dos pelos

Para obter um barbear perfeito, prefira raspar na direção do crescimento dos pelos. Isso vai te ajudar a remover a sua barba com maior facilidade e a evitar pelos encravados e irritação pós-barba.

8. Reaplique o creme/gel/espuma de barbear sempre que necessário

gel-creme-espuma-barba

É normal que na hora de fazer a barba o creme ou espuma acabe se espalhando demais ou caindo sobre a pia ou ralo do chuveiro.

Por isso, não hesite em utilizar algum desses produtos sempre que necessário na hora de fazer a barba. Isso com certeza vai tornar o seu barbear muito mais confortável.

9. Enxágue o rosto com água fria

enxague-rosto

Logo após terminar todo o processo do barbear perfeito, remova todo o creme e o restante do óleo pré-barba com água fria. Isso vai ajudar a fechar o poros e a acalmar a pele do seu rosto.

10. Aplique um pós-barba

Aplique uma loção gel pós-barba que refresque e estimule a regeneração da pele nas áreas lesionadas após o barbear. Esses produtos geralmente funcionam também como um hidratante facial, o que protege e revitaliza a derme logo após todo o processo.

pos-barba-mens

Loção Pós-barba Men’s. Veja mais.

11. Hidrate o rosto – de novo!

Se a sua pele é daquele tipo que fica seca após a rotina do barbear, certifique-se de aplicar um bom hidratante facial nas áreas mais secas logo após – como nas bochechas e pescoço – e massageie com cuidado com os dedos.

Escolha um produto de rápida absorção com uma textura leve –  isso vai ajudar a evitar a constante irritação.

Gostou das dicas para um barbear perfeito?

Agora você está pronto para testar o passo a passo de como fazer um barbear perfeito! Falta algum produto no seu armário para colocar as dicas em prática?

Confira as ofertas de Kit para barba completo no e-commerce da Men’s e encontre também outros os produtos ideais para o grooming da sua pele e cabelo.

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

Acesse a nossa loja agora e cuide de você! E através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro.