O mês do bigode

Novembro é um mês muito importante para os homens do mundo todo. Neste mês é celebrado o Movember ou ‘Novembro Azul‘, como é conhecido aqui no Brasil. Por isso você tem visto por aí alguns caras ostentando um belo bigode. Quer entender melhor essa história? Nós te contamos tudo aqui.

Como todos sabemos, as boas histórias surgem com alguns amigos e uma boa cerveja na mão. Foi assim que surgiu o Movember. Dois amigos (Travis Garone e Luke Slattery) se encontraram para jogar conversa fora e levantaram o assunto sobre o motivo dos bigodes terem sumido dos rostos masculinos. Sendo assim, propuseram um desafio: encontrar 30 caras que topassem raspar suas barbas e deixar apenas o bigode, trazendo a moda de volta.

movember

Em 2004, inspirados pela ideia de que o bigode era sempre uma porta de entrada para o início de uma conversa, os amigos decidiram apoiar uma causa e criaram o website e a fundação que apoiaria o Movember dali para frente. Além disso, o site pedia doações aos usuários que seriam todas revertidas a PCFA (Prostate Cancer Foundation of Australia). Naquela época, a doação arrecadada pelo Movember havia sido a maior que a PCFA já tinha recebido.

movember2

Desde então o movimento tem crescido a cada ano e ganhado adeptos ao redor do ano. A campanha se espalhou e tornou-se um incentivo a prática do exame preventivo do câncer de próstata que é até hoje encarado como um tabu por boa parte da parcela masculina mundial. Para aqueles que não sabem, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Segundo um dado divulgado pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), 1 em cada 6 homens pode ter ou terá câncer de próstata. Se a doença for diagnosticada nos primeiros meses, é muito mais fácil de ser tratada e curada.

movember3

Os fatores de risco do câncer de próstata incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. A doença é detectada pelo exame físico (toque retal), que é justamente o motivo de tabu.  É fundamental lembrar que o exame é realizado pelo urologista e o procedimento é extremamente comum em sua rotina, por isso não há problema nenhum e você não precisa ter vergonha de realizar o exame. O toque retal dura cerca de 15 segundos e não afetará na sua masculinidade, meu caro amigo. Pelo contrário, ele poderá salvar sua vida!

Por aqui já adotamos o estilo e incentivamos a campanha! Pra cuidar do bigodão, estamos contando com dois produtos aqui do nosso estoque:

oleodebarba

O Óleo para Barba da Vito é ideal para aqueles caras que só querem deixar os pelos bem hidratados e controlados, com uma textura agradável e fragrância refrescante.

ceraparabigode

Já a Cera para Bigode da Vito é ideal para quem quer modelar os fios e deixá-lo com aquela cara de um clássico mustache.