O termo pode até soar estranho, mas a teoria é bem simples. O conceito do armário cápsula tem ganhado força no universo feminino, mas por que não trazê-lo também ao dia a dia masculino? As regras são simples: reduzir a quantidade de peças de roupas no armário e consequentemente reduzir seus gastos com novas peças.

Ainda não entendeu? Vamos por partes então. Você já pensou em viver três meses somente com as peças de roupa que você mais gosta? Essa é a essência do armário cápsula: escolha até 45 peças de roupas e esqueça o resto. Isso incentivará o uso consciente das peças que você já possui e evitará gastos supérfluos com compras feitas por impulso. Aproveite melhor as peças que você já tem, invista em peças realmente necessárias, otimize o espaço no seu armário e descubra o seu estilo.

Pesquisamos qual a melhor maneira de planejar o seu armário cápsula e chegamos à conclusão de que a escolha por estações é a melhor opção. Separe as peças de acordo com o clima de sua região e combine-as entre si, apostando em diferentes formas de usá-las. E o que fazer com as peças que sobrarem? Doe a quem precisa, guarde as que você mais gosta para as estações seguintes ou empreste-as para os amigos. O importante é que no final das contas você fique com até 45 peças no seu armário, sem contar os acessórios como pulseiras, meias, roupas íntimas, etc.

Separamos algumas peças essenciais que serão necessárias no seu armário cápsula. A imaginação e a ousadia são peças-chave quando for montar o visual no dia a dia, por isso não prenda-se somente àquele estilo que você está acostumado a usar. Combine estampas, invista em acessórios e acima de tudo, divirta-se ao se vestir.

armariosapato

Você não precisa ter muitos sapatos, basta pensar no que é necessário no seu dia a dia. Um tênis pode ser usado em um passeio ou em um ambiente de trabalho mais informal. As botas são perfeitas para dias mais frios ou para aquele evento mais hype que você frequenta. Já o dockside e o driver são sapatos mais elegantes, que combinam bem com roupas sociais, calças chino, jeans ou de sarja, e até mesmo em visuais mais descontraídos, basta saber combiná-los.

armariocalças

Com 3 ou 4 calças você consegue se virar. A escolha vai de acordo com o seu gosto, sendo assim você pode optar por uma calça jeans de lavagem mais clara ou escura, uma calça chino mostarda, de sarja, social para eventos formais ou reuniões. Não é necessária uma grande variedade para se ter estilo. Opte por calças coringas, que combinem tanto com camisetas estampadas quanto lisas ou até mesmo com aquela camisa de alfaiataria.

armariobermudas

Se estivermos no inverno, uma bermuda é o suficiente. No verão, reorganize seu armário cápsula e acrescente mais uma ou duas peças. Opte por bermudas com cores sóbrias ou estampas minimalistas, assim você poderá combiná-las com mais camisetas e sapatos.

armarioestampadas

As camisetas são as peças que você mais precisará no seu armário cápsula. Elas podem ser combinadas a diferentes acessórios e renovar qualquer estilo. Para as camisetas estampadas, procure as que traduzam a sua personalidade. Além disso, pense no restante do seu armário cápsula e escolha aquelas que combinarão em mais visuais.

armariogolav

As camisetas de gola V são uma ótima opção para visuais simples e descontraídos. A dica é investir nas sem estampa, com cores que combinem com camisas, como o branco, o vinho e o cinza mesclado.

armariogolac

As camisetas de gola C são aquelas que vão bem em qualquer ocasião. As camisetas lisas são o ideal, assim podem ser usadas no dia a dia, combinada a camisas xadrez por exemplo, ou então use um colar que terá destaque no fundo liso.

armariopolos

As camisetas polo são ideais para aquele happy hour com os amigos, balada no final de semana ou casual friday em ambientes de trabalho mais formais. Combine-as com calças chino ou jeans de lavagem mais escuras. As pulseiras são uma ótima opção para dar um ar descontraído junto a camiseta.

armariocamisaxadrezjeans

A camisa xadrez já é o xodó no armário dos homens, por isso não se esqueça de separar uma. Além disso, aposte em uma camisa jeans que vai bem seja aberta com uma camiseta por baixo, fechada ou amarrada na cintura.

armariocamisacurta

As camisas de manga curta são perfeitas para quem tem uma personalidade forte. O visual ficará mais ousado e chamará atenção, por isso é preciso ter confiança ao usá-las. Uma ou duas camisas de manga curta são o suficiente para montar alguns estilos.

armariocamisasestampadas

Se você é daqueles que curte unir o clássico ao moderno, as camisas estampadas de alfaiataria são a opção perfeita. Seu corte social combinado a estampas de poá ou xadrez minimalistas deixam o estilo mais descontraído sem perder a elegância.

armarioalfaiataria

As camisas lisas de alfaiataria são necessárias em qualquer armário cápsula masculino. Elas podem ser usadas em ambientes de trabalhos formais, em reuniões de negócios, uma festa que exija traje social ou esporte fino ou podem ser usadas no dia a dia mesmo, com as mangas dobradas para perder um pouco da sobriedade da peça.

armariocasaco

Por último, mas não menos importante, temos os casacos. No inverno, não se esqueça de separar aquela jaqueta de couro que vai muito bem em dias mais frios. O moletom pode ser usado em um ambiente de trabalho mais liberal em relação a vestimenta ou para passeios no shopping, cinema, casa dos amigos, etc. O suéter é a opção ideal para aqueles dias de clima ameno, nem muito frios e nem muito quentes.

Então não perca tempo, reorganize suas roupas e prepare o seu armário cápsula. No site da Men’s Market você encontra várias peças de roupa que podem compor o seu armário cápsula. Monte o seu agora e preocupe-se em comprar novas roupas somente daqui a três meses (ufa, que economia!). Ah, não se esqueça de contar para a gente aqui nos comentários se curtiu a experiência.