Estilo rústico masculino: como usar + principais acessórios

O estilo rústico masculino é despojado, confortável e, ao mesmo tempo, marcante. Mesmo diante da casualidade das roupas, as peças sempre se destacam seja pela textura do tecido, cor do material ou o tipo de estampa.

E a composição não fica por conta apenas do que o homem rústico veste. A barba, na maioria das vezes mais cheia, e os acessórios são complementos desse estilo.

Sabemos que hoje ter um estilo masculino definido não se trata de estar em uma caixinha e nunca sair dela ou usar apenas um tipo de roupa.

Quando nos identificamos com um tipo de peça ou visual, a nossa personalidade está ganhando uma maneira de se expressar.

Neste post, vamos te ajudar a valorizar o seu estilo rústico masculino, mostrando os pontos essenciais ilustrados com fotos e os acessórios que completam os looks.

Continue a leitura e aprenda todas as dicas.

O que é o estilo rústico?

O estilo rústico masculino é característico dos homens que valorizam a durabilidade das peças que vestem.

Por isso, investem seu dinheiro em peças de boa qualidade como jeans e couro, por exemplo. 

Uma inspiração são os homens do campo ou cowboys, se você preferir. A camisa xadrez e a barba cheia são outras características marcantes.

Principais características do estilo rústico

Para conhecer o estilo rústico masculino, vamos falar das características visuais marcantes do visual do homem rústico. 

Cartela de cores

A cartela de cores do estilo rústico masculino inclui toda gama de tons terrosos. Então, as peças são de tons como vermelho, laranja, marrom, areia, amarelo, bege e suas variações.

Mas não estamos falando dessas cores no seu tom vivo, mas sim de um envelhecido, levemente desgastado, com cara de peça vintage, saca?

O jeans, seja nas jaquetas ou calças, são na cor azul tradicional, sem lavagens, desfiados e rasgos.

cores-estilo-rustico

Estampa xadrez

Destacamos a estampa xadrez em um tópico separado, pois ela é bem marcante no estilo rústico masculino.

A estampa xadrez clássica com predominância do vermelho e preto é bastante versátil, pois pode ser usada como camisa com os botões fechados, por cima de uma blusa branca aberta ou por baixo de uma jaqueta jeans.

Claro que os acessórios rústicos masculinos como pulseiras, colares e calçados complementam a xadrez e valorizam a rusticidade do visual.

estilo-rustico-xadrez

Leia também: Tipos de xadrez: conheça 6 tipos dessa estampa.

Couro desgastado

O couro também é um material forte no estilo rústico masculino. As peças de couro autênticas envelhecem sem descascar e, com o tempo, ganham um aspecto desgastado que valoriza o acabamento.

Pode parecer contraditório, mas muitas peças são fabricadas hoje com a intenção de parecerem peças antigas, o que só valoriza o estilo rústico.

Além da aparência em si, que faz a diferença visualmente, o couro é um material durável. Por isso, é um investimento que vai se pagar durante anos se mantendo em bom estado.

As peças de couro também podem ganhar detalhes de pelo fake como de ovelha, por exemplo. É comum ver esse acabamento no forro ou só na gola, valorizando ainda mais a peça. 

Calça e jaqueta jeans

A calça e a jaqueta jeans são peças clássicas no guarda roupa do estilo rústico masculino. Aqui, o destaque é para a modelagem tradicional de ambas, sem lavagens em excesso, desbotados ou rasgos.

Os puídos são discretos e tiram o ar de peça que acabou de ser comprada. Afinal, já deu para notar que no estilo rústico as peças tem sempre cara de que tem muita história para contar.

E nenhuma peça ilustra tão bem essa ideia como o bom e velho jeans, não é mesmo? Investindo em uma peça de qualidade, você consegue mantê-las em bom estado por anos.

estilo-rustico-masculino-jeans

EXTRA: outros tecidos como algodão, sarja, linho, lã, entre outros também compõem peças que conversam com o estilo rústico masculino.

Botas

Agora chegando aos pés, temos as botas que completam o estilo rústico masculino.

O modelo que mais conversa com este estilo são as botas Moc Toe de cadarço. Sejam novas ou já surradas do uso, elas ainda estarão impecáveis para usar.

De couro autêntico, os modelos caramelo claro ou escuro, preto e bege são versáteis e funcionam com todos os tipos de roupas que citamos acima.

bota-estilo-rustico

Acessórios rústicos masculinos

Já notórias no estilo masculino, as pulseiras são acessórios recorrentes usados para dar um charme extra em composições simples e cotidianas ou complementar roupas de festa formais e para o trabalho. 

As segundas costumam ser mais sofisticadas de materiais metalizados e com designs modernos. Mas as que mais fazem sucesso no dia a dia são aquelas rústicas, com pegada artesanal que lembram um estilo de vida relaxado e aventureiro. 

Normalmente, as pulseiras são feitas com materiais que remetem à natureza e lembram a atitude descontraída, além de terem design mais arrojado do que peças elegantes, que costumam ser lisas e de metal e chamam mais atenção.

Composição das pulseiras

Podemos destacar dois detalhes sobre as pulseiras de estilo rústico: 

1. Materiais

A maioria das pulseiras que proliferam por aí e você já deve ter visto muitos homens com estilo rústico masculino usando são feitas de tecido ou pedras naturais. 

A maioria esmagadora tem couro em sua composição. Também podem ser feitas com pedras naturais como olho de tigre e olho de gato que trazem cor para o acessório e têm aparência única.

A madeira, por motivos óbvios, também garante ao acessório um visual natural e rústico. 

Ela costuma ser moldada em miçangas e carrega um clima de natureza, além de lembrar os acessórios usados por índios.

pulseiras-rusticas

1. Pulseira Malmo Tijuca | Veja mais.

2. Pulseira Malmo Creta | Veja mais.

2. Design

Mais uma característica que dá às pulseiras esse ar de aventura é o design mais rústico, com texturas e com mais detalhes. 

Assim como a madeira é uma referência a acessórios indígenas, muitas pulseiras têm design que carrega detalhes étnicos, além de serem mais trabalhadas. 

Podem ter pingentes e fechos com referências a esportes ao ar livre e de aventura e serem mais presentes no pulso largas e não muito refinadas.

pulseira-malmo-basic-preto

Pulseira Malmo Basic Preto | Veja mais.

Gostou das referências do estilo rústico masculino?

Agora que você conhece melhor o estilo rústico masculino, pode investir melhor na hora de incluir peças e acessórios com essa pegada no seu guarda roupa. 

E se você curtiu os acessórios que citamos aqui no post, confira a seção completa de Acessórios Masculinos no site Men’s Market.

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina e com certeza seus preferidos estão por lá!

.

Acesse nossa loja de produtos masculinos e aproveite as melhores ofertas dos seus produtos preferidos!