5 MITOS SOBRE A APARÊNCIA MASCULINA

Muito presentes em toda a cultura humana, os mitos são como pilares do senso comum, histórias que criam regras e fundamentam verdades absolutas que, cá entre nós, costumam ser bem mentirosas. Por isso, a não ser que você seja um deus da mitologia grega – ah, os trocadilhos – que se encaixa em padrões de beleza ideal, pode começar a deixar alguns mitos da beleza masculina de lado ainda hoje, e tornar a sua vida mais simples e feliz.

É correto o homem lavar os cabelos mais de uma vez ao dia?

Se o cara sentir necessidade de lavar os cabelos mais de uma vez por dia por causa da oleosidade, pode fazê-lo, mas a gente sugere que você procure um dermatologista para saber o motivo de tamanha oleosidade. Os cabelos podem ser lavados com shampoos apropriados para cada tipo (existem vários no mercado) e se houver necessidade, condicione.

Pele oleosa não precisa de hidratante?

Este mito não é exatamente só da beleza dos homens, mas parece ter ainda mais força entre o senso comum masculino. Por algum motivo, muitos acreditam que é proibido utilizar cremes hidratantes em peles oleosas porque isso faria com que elas ficassem ainda mais oleosas – até que faz sentido. Mas, a verdade é que a hidratação é a arma número um para combater a oleosidade do rosto, que pode ser ocasionada como uma resposta agressiva à pele seca. Por isso, hidratando a pele, você evita que seu corpo produza mais oleosidade.

O cabelo masculino é mais saudável que o das mulheres?

O cabelo dos homens não é mais hidratado que o das mulheres! O que acontece é que por serem normalmente mais curtos, a lubrificação do couro cabeludo, alcança mais facilmente todo o fio da “cabeleira”. Outro ponto é que os cabelos masculinos normalmente não têm química, o que os torna mais saudáveis.

Homens não têm estrias?

Enquanto a testosterona deixa os músculos masculinos mais rígidos, as estrias nada tem a ver com isso. Elas são, inclusive, bastante comuns em homens que têm bastante facilidade para aumentar e diminuir de peso, ou são novos e estão crescendo rápido, o que acaba não dando tempo para que a pele se ajuste e causa as conhecidas “rachaduras” brancas. A grande responsável por elas é a genética, mas algumas coisas podem ajudar a evitá-las, como pegar leve com o treino na academia, a hidratação da pele e reforçar o cardápio com proteínas.

Os fios da barba devem ser lavados com mais frequência do que o do cabelo?

Sim, principalmente porque a barba tem contato direto com comidas e bebidas, sem contar que passar muito a mão aumenta a oleosidade. Tente lavar a barba pelo menos 2 vezes ao dia com produtos que sirvam especificamente para esse fim, como shampoos e condicionadores para a barba. – Na Men’s Market você encontra um monte. (Jabazinho de leve!).

Ref.

OmegaHitz