Como se barbear corretamente: 5 erros que você deve evitar

Se barbear ou aparar a barba é algo que todo homem já tem certa expertise. Cada um tem suas manias, ordem de produtos a usar e frescuras especiais. Mas, também é verdade que a maioria faz no automático, com muito sono algumas vezes (logo depois de acordar) e sem prestar muita atenção em como se barbear corretamente.

E se eu te disser que isso faz com que cometamos diversos erros durante esse processo tão conhecido e corriqueiro que pode nos causar incômodos depois?

Pois bem, para que isso não aconteça mais, listamos alguns erros que todo homem comete ao tirar a barba e como se barbear corretamente. Se liga!

Como se barbear corretamente: dicas para fazer certo

1) Não umedecer o rosto antes, durante e depois

erros-barbear-1

Normalmente, na hora de fazer a barba molhamos a mão, passamos uma água no rosto e pronto, certo? Errado.

A primeira coisa sobre como se barbear corretamente e garantir um barbear mais macio e com menos irritação na pele, é umedecer bastante o rosto com água quente, abrindo os poros e amaciando os pelos, para que eles saiam mais facilmente.

Se você quiser se aproximar ainda mais do ideal, umedeça o rosto com água quente depois de todas as passadas.

Você também pode optar por fazer como os barbeiros e deixar uma toalha quente ao lado para colocar sobre o rosto.

2) Errar a direção

erros-barbear-dicas-2

Uma das coisas mais confusas sobre como se barbear corretamente é saber para qual lado levar a lâmina.

O importante portanto, é ter um tempinho para conhecer a sua barba e saber para qual lado ela cresce. E por mais chocante que isso possa parecer, olhar não basta.

Passe seus dedos pela barba indo no sentido em que os pelos crescem, e preste atenção no momento em que eles trocam de direção, normalmente logo abaixo a mandíbula.

Isso é importante porque te dá uma noção da hora de cortar na direção do pelo ou contra ela.

3) Usar barbeadores e lâminas igualmente

erros-barbear-laminas

Outro ponto importante de como se barbear corretamente é achar que máquinas, barbeadores elétricos e lâminas têm a mesma função.

Máquinas e barbeadores são legais para diminuir o comprimento, deixá-lo bem ralo até, mas não conseguem o mesmo resultado que lâminas.

Você pode até usar máquinas ao invés de tesouras para diminuir o comprimento da barba antes de tirar tudo, mas nunca substituir um pelo outro.

4) Não esticar a pele

Obviamente, enquanto nos barbeamos, uma mão está com a lâmina, enquanto a outra apoiada na pia, ou avulsa.

Uma das coisas que mais facilitam se barbear corretamente e muitos homens não sabem, é usar a mão para esticar a pele enquanto você se barbeia.

Não que isso tenha alguma explicação científica, mas sem dúvidas deixa mais claro onde você está passando a lâmina e deixa os poros e pelos em maior evidência, facilitando ver o que você está fazendo.

5) Contrapelo: pode ou não pode?

erros-barbear-4

Ir contrapelo é de fato mais eficiente por que corta os pelos pela raiz, enquanto na direção do pelo costuma deixar o começo do pelo visível, mas é bem mais agressivo.

Por isso, o ideal para se barbear corretamente é deixar para passar a lâmina a contrapelo na segunda passada, ou quando alguns pelo rebeldes insistirem em não serem cortados.

E preste atenção: se sua pele for sensível e ficar muito irritada ou sangrar, pare.

Curtiu?! Então pratique como se barbear corretamente e conte com a Men’s Market para ter sempre os melhores produtos direto na sua casa.

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

Acesse a nossa loja agora e cuide de você! E através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro.