5 DICAS SIMPLES PARA TER UMA BARBA PERFEITA

Se você quer um guia simples e prático que te ensine a ter a barba perfeita, igual a do cara que você viu na rua, em alguma foto, ou em um filme, a Men’s Market te dá uma mãozinha com dicas simples para cultivar e cuidar da sua barba, de forma que ela fique (o mais perto possível de ser) perfeita. Se liga.

#1 Limpe a sua barba!

Por menos óbvio que possa parecer, nossa barba acumula impurezas que encontramos ao longo do dia. Afinal de contas, as coitadas enfrentam comida, poluição do ar, chuva, e, para alguns, até fumaça de cigarro. E caso isso seja deixado de lado, a sua barba pode ficar com aspecto feio, sem vida e sem brilho. Assim, opte por usar shampoos específicos para a limpeza delas (nada de usar o sabonete da pia), e para não sujar a casa toda, seque com o secador para garantir que nenhum dos fios fique úmido.

#2 Hidrate sua barba

Ninguém merece lutar para fazer crescer a barba e, depois de tê-la, e não conseguir o ar de saúde e com cara de cuidada. Por isso, saiba que a melhor forma para que ela seja bonita é estando sempre hidratada, coisa que um simples condicionador ou uma loção/balm para barba podem fazer por você. No banho mesmo você pode espalhar um pouco de condicionador nas mãos e massagear a barba. A loção ou o balm podem ser aplicados a qualquer hora do dia para dar brilho, hidratar e modelar a barba.

#3 Apare os pelos

Deixar a barba longa é algo que demanda certo trabalho, não adianta deixá-la crescer descontroladamente até chegar no tamanho que você quer. É preciso cuidar do desenho dos pelos regularmente. As laterais, por exemplo, costumam crescer muito mais rápido, por isso o ideal é aparar frequentemente com uma maquininha elétrica ou com uma tesourinha e pente para barba.

#4 Use óleo para barba

Depois de acertar no comprimento e garantir que sua barba esteja limpa e cheirosa, é hora de passar o óleo. Barbas um pouco mais compridas, mais ou menos a partir dos três centímetros, não recebem mais a oleosidade natural que vem da pele. Por isso, os pelos tendem a ficar secos e descontrolados, o que incentiva a coceira e não ajuda na aparência. Assim, invista em um bom óleo para barba e não fique com receio de utilizá-lo uma ou duas vez por dia.

#5 Preste atenção no que você come!

Isso mesmo! Não é novidade para ninguém que a qualidade e aparência da nossa pele e cabelo dependem de como nossa saúde está. Por isso, manter uma dieta balanceada, sem muitas gorduras, ou substâncias prejudiciais, como o cigarro e bebidas alcoólicas, é uma boa forma de manter os fios da barba bonitos e hidratados.