10 DICAS PARA VOCÊ SER MAIS CRIATIVO!

Criatividade não é um botãozinho no cérebro que basta apertar o play para que ela funcione. Muito menos é um dom, como se fosse uma escolha divina. Para sermos habilidosos em qualquer área, precisamos de treinamento e muita observação, e com a criatividade não é diferente!

Ser criativo é conseguir aplicar sua criatividade, pois quem é criativo e não tira suas ideias do papel, está fadado ao fracasso e a frustração. E pensando em te dar uma força nesse quesito, reunimos 10 dicas simples para você treinar a sua criatividade todos os dias. Olha só.

1. PARE DE RECLAMAR, PENSE EM UMA SOLUÇÃO

O primeiro passo para você ser mais criativo é parar de reclamar! Precisamos aprender a direcionar a mesma energia gasta reclamando de alguma coisa que não concordamos, arrumando uma solução para determinado problema. Pode ser qualquer coisa, desde sua vida financeira até o transporte público ineficiente. Pare de reclamar e comece a agir!

2. SEJA CURIOSO, ACIMA DE TUDO, PELAS PESSOAS

A criatividade sempre está envolvida em solucionar algum problema na vida das pessoas, por isso, devemos prestar mais atenção nelas. Quanto mais conhecermos as pessoas, mais saberemos o que criar para elas.

3. CONSUMA ENTRETENIMENTO DE QUALIDADE

Não estamos dizendo para você parar de assistir filmes de comédia! Mas para uma mente criativa usar todo o seu potencial, ela deve se alimentar de coisas que a façam pensar e refletir. 😉

4. TREINE A SUA CRIATIVIDADE EM SEU RELACIONAMENTO

Vale de tudo! Novos tipos de beijo, de abraço, de falar “eu te amo” e de presentear. Aproveite a paixão para colocar toda sua criatividade para fora e ainda ganhar muitos beijos por isso.

5. OBSERVE AS CRIANÇAS

As crianças ainda não adquiriram os filtros sociais que os adultos tanto prezam, por isso, elas estão livres para criar, brincar, falar, correr, desenhar e inventar aquilo que quiserem. Observar o processo de como elas têm as ideias e como rapidamente colocam em prática, é quase uma aula de criatividade!

6. ESCREVA SUAS IDEIAS, TIRE-AS DA CABEÇA E COLOQUE-AS NO PAPEL

“A mente é traiçoeira” – já dizia a minha vó! Se você confiar apenas na sua memória, com certeza vai acabar esquecendo de alguma ideia ou pensamento brilhante. Escreva o máximo de ideias que tiver, com isso você analisa melhor o pensamento e deixa seu cérebro livre para criar outras.

7. LEIA AS ENTRELINHAS E SE QUESTIONE SOBRE TUDO

Existem muitas pessoas e organizações que desejam que você não pense, que não se questione, assim elas podem te manipular como quiserem. É como assistir TV e acreditar em tudo o que é mostrado! Quando você se desconecta desses pensamentos coletivos, suas ideias também o acompanham, tornando o “pensar fora da caixa” mais natural em sua vida.

8. INSPIRE-SE EM BOAS FONTES DE REFERÊNCIA

Na gastronomia, se os ingredientes não forem de boa qualidade, o sabor do prato está comprometido. O mesmo acontece com as ideias: se as referência forem as mesmas que os outros têm, a sua ideia está comprometida. Descubra novas revistas e livros para ler, novos programas de TV para assistir, novos passeios para fazer no final de semana… Além de seus dias serem mais interessantes, sua cabeça vai borbulhar de ideias.

9. SIGA SEUS INSTINTOS

Se toda pessoa criativa parasse de acreditar em sua ideia no primeiro NÃO, com certeza muita coisa que usamos hoje não existiria. Se você acredita na sua ideia e já refletiu bastante sobre as críticas que recebeu, não desista! Lembre-se que no começo da Apple, só Steve Jobs e Steve Wozniak acreditavam no computador pessoal deles.

10. SEJA PRÓ-ATIVO

Se você ver alguém precisando de ajuda, ajude. Se te convidarem para uma festa, colabore de alguma maneira. Se você ver algo de errado em sua empresa, pense em uma solução. Se você tem uma ideia, cora atrás para botar em prática. Não espere que alguém te diga o que fazer, apenas faça!

Ref.

Hypeness: http://www.hypeness.com.br/2011/09/10-dicas/