10 ALIMENTOS PARA FUGIR DA RESSACA

Saiu para a balada ou para o happy hour e abusou do álcool? Ainda que sejamos ativos, praticantes de esporte e adeptos de uma vida mais saudável, pisar na jaca de vez em quando é perfeitamente normal! Segundo um estudo da Universidade da Califórnia (EUA), além de ser tóxico para o sangue, o consumo excessivo de álcool provoca desidratação, causa alterações hormonais e desajusta as citosinas (proteínas responsáveis pela comunicação intercelular), náuseas, sensibilidade à luz, dor de cabeça, dores musculares, diarreia e diminuição de habilidades motoras. Ufa!

E você que está lendo isso tá sofrendo com alguns desses sintomas?!

Então confira o nosso cardápio salvador para evitar esses incômodos tão chatos depois da noitada! ~E comece a beber de novo logo menos! haha 😉

Água

Não pode faltar! Deve ser a primeira substância a ser ingerida logo quando acordamos. O álcool é um diurético, o que significa que desidrata o corpo, por isso, precisamos repor imediatamente os níveis do líquido no organismo.

Bebidas esportivas e água de coco

Os isotônicos industrializados e a água de coco repõem os líquidos e sais minerais necessários para o funcionamento do organismo.

Chá de gengibre ou hortelã

Estudos mostram que o chá de gengibre pode reduzir a náusea e o enjoo. Já o chá de hortelã pode aliviar a dor de estômago e diminuir náusea.

Suco de fruta

Beba um copo de suco de maçã para melhorar o processo de recuperação. A frutose dos sucos de frutas dá ao corpo energia instantânea, e pode até mesmo ajudar a aumentar o metabolismo para se livrar das toxinas do álcool.

Smoothie

Bebida rica em potássio e vitamina B6, importante para reabastecer o corpo de eletrólitos que também são perdidos pelo efeito diurético do álcool.

Ovos

Os ovos são repletos de aminoácidos, como a cisteína e a taurina. A taurina aumenta a função do fígado e a cisteína ajuda a diminuir os sintomas (enjoo, mal estar e dor de cabeça) causados pela decomposição do etanol que o fígado precisa fazer.

Sopa de missô

A sopa de missô é um ótimo remédio para as manhãs de ressaca, o caldo é rico em sódio e ajuda na reidratação e na digestão também.

Bolachas de água e sal

Sim, são industrializadas e cheias de conservantes, mas as bolachas de água e sal são ricas em carboidratos que ajudam a aumentar os níveis de açúcar no sangue e não prejudicam o estômago.

Aveia

Um mingau de aveia pode salvar sua manhã de ressaca. Cheia de nutrientes essenciais como vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e ferro, a aveia ajuda a neutralizar os ácidos no organismo e aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Tomates

Os tomates contêm licopeno, um antioxidante que reduz a inflamação no corpo. Também têm frutose e vitamina C, que ajudam o fígado a digerir o álcool. Um suco de tomate pode ser a escolha perfeita para melhorar a sensação da ressaca matinal.

Boa sorte!! 🙂